Sucessos somados nas iniciativas festivas deste nosso regional clube da comunidade lusa no Ontário com o seu cruzeiro realizado há semanas atrás. A adesão foi espontânea com cerca de 300 pessoas a embarcarem no barco onde durante mais de 3 horas foi servido um suculento repasto acompanhado por boa música pelo DJ Raça Latina animado pela voz do conhecido artista local, o Florival José, que sem descanso animou e pôs todo o mundo na pista de dança além da jovem artista Tania Barbosa e o Grupo de Concertinas do Arsenal do Minho, bem alegres, ritmados e marotos também nas suas quadras e desgarradas.
|
Foi dançar até à exaustão ou até por o pé em terra firme e afirmamos que para diversão não há gente como esta, do Minho, onde as concertinas, bombo, cavaquinho, reque-reque e tabuinhas, castanholas, viola braguesa e outras e finalmente os ferrinhos nunca param, queiramos ou não. Ali, naquele cantinho lá para o norte de Portugal as tristezas são abafadas e esquecidas com o bailar e cantar dos viras, modas, malhão, cana verde e chulas. Não havia espaço quase para se dançar tantos eram os dançarinos, novos e menos novos, que num frenesim rodopiavam em movimentos acompanhando as suas musicas tradicionais.
O jantar, tipo bufete, foi servido pelo conhecido restaurante "Churrasqueira Martins", onde se destacava a nossa gastronomia com rissóis de bacalhau, bifanas, frango, filetes de peixe, bacalhau com natas, bifinhos com cogumelos e com farta e variada pastelaria e fruta. Bem farto este jantar que foi comer até arrebentar-se pelas costuras.
|
Neste magnifico cruzeiro teve a sua vertente humana com o lucro, estimado em dez mil dólares a ser enviado para as obras sociais do Centro Paroquial de São Pedro de Merufe, em Monção, além de dois mil duzentos e cinquenta dólares colectados neste passeio e não só que incluiu o donativo da organizadora deste evento, a Maria Gil, que são destinados a custear as despesas de tratamento duma criança, com menos de um ano de idade, o Tiago, que foi diagnosticado recentemente com um tumor maligno. É de louvar estes empreendimentos colectivos para amenizar o sofrimento do nosso semelhante tanto na velhice como nos casos de doenças como é o caso do Tiago. Os nossos parabéns à direção do Arsenal do Minho e seus sócios e em particular a Maria Gil elemento bem activo, e respeitado, no seio da nossa comunidade.
|
A dança durante o passeio esteve sempre bem animada graças ao excelente reportório dum nosso artista local, o José Florival, que ajudou a abanar o barco para a esquerda, ou para a direita, tal era a folia. parando só quando o barco atracou de regresso ao cais donde tinha partido horas antes. Assim é que é e que nós chamamos - minhotos, e não só, a 100 por cento.
Agradecemos o convite formulado para a nossa presença nesta festa a bordo e já nos estamos a preparar para a próxima, para o ano de 2014.
Voltar para Eventos Sociais |